Porto Alegre _ Cidade Sorriso






Quem circula pelas ruas de Porto Alegre encanta-se com a beleza de sua vegetação, de seus morros e lago; deleita-se com a imponência de seus prédios históricos - guardiões de memórias - e admira-se com a freqüência dos encontros nas calçadas. Agrega-se a esse cenário, onde o tempo parece ter parado, o vai-e-vem acelerado da cidade; a arquitetura ícone da modernidade e a heterogeneidade cultural - atributos da estética dos grandes centros urbanos.



A fundação oficial da cidade data de 26 de março de 1772, e Porto Alegre é situada como a capital mais meridional do Brasil.

Em Porto Alegre diferentes formações culturais delinearam uma cidade com traçados que deixam ver a pluralidade e a heterogeneidade étnica, cultural e social que configura. As crenças, as lendas, os hábitos, os costumes e as tecnologias dessas diferentes etnias e culturas, açorianos, africanos, italianos e alemães entre outros, formam o mosaico cultural que identifica e apresenta a Porto Alegre do século XXI.




Parque Moinhos de Vento (Parcão)
Localizado no Bairro Moinhos de Vento. Possui 115 mil m2 e oferece infra-estrutura esportiva com campo de futebol, quadras de tênis, cancha de bocha, aparelhos de ginástica, pista de patinação, quadras polivalentes e pistas de atletismo.



Parque Farroupilha (Redenção)
Bairro Farroupilha
Nos seus 370 mil m2 de passeio encontram-se 45 monumentos em cobre e mármores, uma fonte luminosa, o Monumento O Expedicionário, Mini-zôo, parque de diversão infantil, recantos solar, mercado, canchas de futebol e de bocha, passeio para bicicletas, pista de atletismo, aparelhos de gináticas, auditório . Estrutura desfrutada por milhares de pessoas que ao parque, sistematicamente, se dirigem.



Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736 – Centro
Fone: 3221 7147
Horário: Terça à Sexta, das 09h às 21h
Sábados, Domingos e Feriados das 12h às 21h

O Antigo Hotel Majestic homenageia um dos importantes poetas brasileiros que viveu no antigo hotel entre 1968 e 1982, ocupando o quarto 217. Abriga hoje, um dos mais completos centros culturais do Brasil e da América Latina, e , é local para um perfeito happy hour.



Catedral Metropolitana
Rua Duque de Caxias, 1047 – Centro
Possui uma das maiores cúpulas do mundo e os vitrais da fachada, representando a catequização dos índios no Estado, foram produzidos nas oficinas do Vaticano.


Theatro São Pedro
Praça Marechal Deodoro, s/nº - Centro
Fone: 3227.5100
www.teatrosaopedro.rs.gov.br/
Em estilo neoclássico, é considerada uma das mais belas casas de espetáculo do país, decorada em veludo e ouro. O Café do Theatro oferece excelente opção para happy hour.

Temperaturas
Média anual de 19,5ºC Inverno (junho a setembro): entre 2ºC e 25ºC, Verão (dezembro a março): entre 25ºC e 35ºC Outono (abril a junho): entre 10ºC e 25ºC Primavera (setembro a novembro): entre 15ºC e 30ºC






Circular por ‘PoA’ é ímpar, não muito fácil definir esta mescla de sentimentos que a capital proporciona!





Na tentativa disso, fontes oficiais descrevem a capital do Rio Grande do Sul através dos seguintes dados, entre outros:

• latitude S - 30º / Longitude W - Greenwich 51º
• capital mais meridional do Brasil
• possui espaços de planície mas está circundado por 40 morros que abrangem 65% da sua área, limitada por uma orla fluvial de 72Km.

• Metrópole nº1 em qualidade de vida do Brasil (Organização das Nações Unidas/ONU 1996, 1998, 2002)
• 2ª Melhor Cidade Brasileira para Investimentos, pela Revista Exame 2000
• Capital Cultural do Mercosul 2000
• está entre as cidades mais arborizadas do mundo, com mais de um milhão de árvores, 409 praças, reserva biológica, nove parques urbanos e a maior concentração de pássaros do país.

• localiza-se no centro do Mercosul, posição privilegiada em relação a outras cidades brasileiras.

• possui afinidade cultural, comercial e idiomática com os países do Prata, fato relevante na integração do Estado ao Mercosul.
...
Talvez tudo isso e mais um pouco! Talvez tudo isso e muito mais!
Porto alegre na verdade é indescritível em sua diversidade e possibilidades.
Esta cidade só sugere uma coisa: conhecê-la!


PORTO ALEGRE _ A capital do mais belo pôr do sol,
do Rio Guaíba e dos sorrisos gaúchos mais alegres!

Confira o álbum de fotos:
http://picasaweb.google.com.br/BrasilRS.Turismo/PoA#